Deus, o espiríto e a evolução


Desde sempre o ser humano procura a justificação da sua existência no além, no espírito ou num Deus. Em nome dessas crenças e religiões têm-se feito as maiores atrocidades. Em nome dos Deuses, tem-se matado, destruído e subjugado. Serão as religiões tão distintas? Não têm muito mais de semelhantes? As religiões, na sua maioria não apregoam a paz, o amor, a tolerância, o respeito e a compreensão? Por que motivo exploramos os caminhos da diferença em vez dos da proximidade e da semelhança? Não são as religiões uma forma de alimentar a esperança, de dar linhas orientadoras, princípios, a quem deles precisa? Os “objectivos últimos” não são os mesmos?
.
O que interessa não são os valores, o respeito e os princípios?
.
Por outro lado, e em regra coloca-se sempre o espírito, o espiritual ou a “alma” de um lado e a matéria e o biológico de outro. Será lógico, será diferente? Será que é assim de facto?
A postura de quem acredita na presença ou na existência de um Deus, em última análise, é exactamente idêntica à de quem coloca tudo nas mãos da natureza. Não pode a Natureza ser o Deus que procuramos? Ou Deus ser a Natureza? Quem põe tudo nas mãos da natureza, acredita que nós somos sua criação, produto de um processo a que se chama a Teoria do Evolucionismo, que se baseia nos processos da selecção natural. Essa selecção é um processo que actua e actuou de forma a criar, inteligentemente o mundo actual. Quem acredita que somos criação de um Deus pressupõe a existência de uma inteligência superior e até de um “determinismo”. Deus fez, Deus criou, Deus zela por nós… na prática, é exactamente o mesmo. A mesma postura. As mesmas perguntas e as mesmas respostas… com nomes diferentes, mas as mesmas.
Quem criou Deus? Quem criou o Universo? Não são perguntas que têm respostas semelhantes?
O ser humano necessita de uma crença. De acreditar em algo de transcendente e superior que rege sobre tudo e todos. É natural. Não tendo explicações para tudo, e sendo nós animais “o mais racionais possível” (será?) é natural que procuremos uma explicação para aquilo que não conseguimos justificar de outra forma. É natural e humano.
Mas não coloquemos as questões de forma separada. Tudo está interligado, o humano e o espiritual, o biológico … todo o Universo.
Não somos nem mais nem menos…
.
A evolução, a selecção natural, fez com que os seres vivos evoluíssem desde células mais simples até aos seres mais complexos. De unicelulares a pluricelulares. Passo a passo, ao longo de milhões de anos as espécies foram-se formando, transformando, aprimorando e seleccionando. A “lei do mais forte” (não no sentido daquele que tem mais força, mas do que está melhor adaptado ao ambiente que o cerca) fez com que os diferentes órgãos e capacidades dos seres evoluíssem. Seres menos adaptados (mais fracos) sucumbiam, enquanto que os que por qualquer mutação possuíam determinadas características (muitas vezes diferenças pequeníssimas) sobreviveram. Foi assim (e assim continua a ser) um processo lento, selectivo e paciente da “mãe natureza” que criou, construiu, inventou e reinventou os seres vivos que hoje existem. E se isto se passou ao nível do físico, do biológico, podem crer que também se passou com as capacidades cerebrais, intelectuais, com os sentimentos… com o nosso espírito. Também coisas como a inteligência e os sentimentos evoluíram. Ao olharmos os seres que nos cercam podemos aperceber-nos de que muitas características que consideramos apenas humanas existem nos outros seres vivos. Nós não somos nem mais nem menos… somos apenas diferentes… somos apenas mais um produto do Deusa Mãe Natureza ou… da Natureza de Deus.
.
Então o que nos distingue?
.
Em termos puramente biológicos ao processo de diferenciação da espécie humana – o homo sapiens – dos seus antepassados primatas dá-se o nome de hominização. Este processo tem como alguns dos seus aspectos evolutivos essenciais a aquisição da postura erecta e consequentemente o Bipedismo (capacidade de se deslocar usando apenas os membros posteriores), a oponibilidade do polegar e o desenvolvimento do cérebro. A postura erecta permitiu a libertação dos membros posteriores que, assim puderem passar a ser utilizados para outras tarefas que não apenas a deslocação. O polegar pôde deslocar-se tornando-se oponível o que transformou as nossas mãos em ferramentas multifacetadas, capazes de fazer, criar e utilizar utensílios e armas até então impossíveis. Simultaneamente a postura erecta permitiu libertar o crânio, isto é, o crânio ao deixar de estar numa extremidade do corpo, desequilibrado e por isso suspenso por fortes músculos que o suportavam, mas que também constrangiam de modo a impossibilitar o seu crescimento, passou a ficar por cima do corpo, equilibrado num ponto. Consequentemente já não eram necessários tantos músculos para o manter na posição correcta, e assim o crânio pode crescer, permitindo que o cérebro também crescesse. Todas estas mudanças simultâneas potenciaram-se umas às outras criando uma espécie de efeito de bola de neve. Mãos ágeis exigiram um cérebro ágil e, cérebros ágeis tornaram as mãos ainda mais ágeis.
Mas estas mudanças biológicas tiveram também consequências ao nível intelectual e até espiritual. A libertação do crânio também permitiu o desenvolvimento da inteligência e o aparecimento da linguagem. A capacidade de comunicar já aparecera noutros animais mas com o homem ela deu um salto qualitativo tão grande que permitiu a interacção social, a cooperação duma forma nunca antes vista. O “mais forte” deixou de ser apenas um indivíduo (como acontece em muitas espécies de primatas) para ser o grupo. O grupo, a “tribo” pôde passar a decidir quem a liderava podendo não ser o critério da escolha apenas a força… O desenvolvimento da inteligência e da capacidade de comunicar permitiu o ainda o aparecimento do pensamento abstracto, o surgimento do culto dos mortos, a religião, a arte… do espírito humano.

É fantástico o mundo em que vivemos…
Não há milagres? A vida por si só não é um milagre?

Por tudo isto digo que não sou religioso… mas não é verdade.
A minha religião é o bicho Homem
A minha religião é a vida

1 comentário:

F disse...

Que dizer...
A força da natureza... o seu "poder" implacável...de parecer que escreve direito por linhas tortas. As lições que vamos tirando (ou não). A Natureza. O dom de segurarmos o destino nas nossas mãos e de assistirmos ao resultado disso. A biologia, a química, as "químicas", a complexidade do cérebro. O "deus" cérebro. As emoções, os sentimentos.