O Filtro Triplo de Sócrates



Na antiga Grécia, Sócrates, foi famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos.

Um dia, um conhecido encontrou-se com o grande filósofo, e disse-lhe:

- Sabe o que escutei sobre um seu amigo?
- Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, quero que passe por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.
- Triplo filtro? Perguntou o outro.
- Correcto, continuou Sócrates. Antes que me fale sobre o meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que vais dizer. É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro”. O primeiro filtro é a VERDADE.
- Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer, não é certo?
- Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e...
- Bem, disse Sócrates, então realmente não sabe se é certo ou não.
- Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?
- Não, pelo contrário …
- Então, deseja dizer-me algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo. Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Servir-me-á de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo?
- Não, na verdade não.
- Bem, concluiu Sócrates. Se o que deseja dizer-me não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil,
... porque eu iria querer saber ?

Sem comentários: