Lendas do embondeiro

.
Embondeiro milenar localizado na Chemba - Moçambique
(fotografia familiar)
.
Segundo uma lenda árabe, «o Diabo desenterrou o embondeiro, enfiou os ramos na Terra e deixou as raízes no ar». E assim vai o mundo... de raízes para o ar!!!
*
"(...) é verdade mãe aquela árvore é capaz de grandes tristezas. Os mais velhos dizem que o embondeiro, em desespero, se suicida por via das chamas. Sem ninguém pôr fogo. (...)"
Mia Couto, O Embondeiro que Sonhava Pássaros
*
"É enorme.E o largo tronco desproporcionado assenta em raízes grossas que se afundam poderosamente sugando o que será depois folhagem pequena e frutos para usar no caril.Quando se passa parece que se evola do vegetal gigante uma aura tranquila e protectora.Como se nos visse e nos cedesse um mínimo da sua alma de tempo.Os nativos consideram os embondeiros árvores sagradas. Acontece verem-se presos aos troncos rectângulos de pano branco e logo abaixo no chão uma tigela com oferendas - em lembrança de alguém.Não se cortam ramos de embondeiro para a fogueira. Apenas os frutos são colhidos porque no alimento haverá comunhão com a árvore."
GLÓRIA DE SANT'ANNA, Ao ritmo da Memória
**
Este embondeiro é um caso muito particular pois além de ser gigantesco(note que estão seis pessoas à sua frente) e milenar, forma uma "gruta" no seu interior, o que se pode ver na imagem. Nela muitas pessoas pernoitaram deixando por vezes inscrições nas suas paredes, feitas com sulcos de facas ou navalha. Ao que parece por lá passaram os primeiros exploradores a fazer a travessia de África, de costa a costa. Livingston e Serpa Pinto terão sido dos mais conhecidos a lá deixarem a sua assinatura.

1 comentário:

Manuela Caeiro disse...

Mário Euclides Pinhal: vim aqui parar, ao buscar a "lenda do embondeiro"... e não me arrependo! Gostei muito das citações... e dos propósitos do blogue. Assinalo a minha passagem, tal como sugere... Até à próxima!